Conheça as funções do piso tátil na vida do deficiente visual

Hoje em dia, a acessibilidade é uma pauta bastante discutida, felizmente. Possibilitar que cidadãos com deficiência possam ir e vir, é primordial e um dever do Estado. Governantes e empresários de diversas localidades estão repensando e planejando uma estrutura urbana adaptada para todos, da mesma forma que os cadeirantes precisam de rampas de acesso, pessoas com deficiência visual precisam do piso tátil.

Em 2004 a norma técnica NBR 9050, resolução da Associação Brasileiras de Normas Técnicas, surgiu para assegurar as regras do uso desse piso especial e dessa forma garantir a segurança e a locomoção de todos. Para quem possui a visão em perfeita saúde, o piso tátil pode não ter muita utilidade, mas para os deficientes visuais eles oferecem independência e segurança.

O piso tátil tem o papel de orientar e alertar pessoas com deficiência visual ou com baixo grau de visão, dessa forma é diferente dos demais pisos, quando pensamos em textura e cor.
Quando ele tem o formato de bolinhas, a sua função é a de alertar sobre os obstáculos. Então devem ser instalados no começo e no final das escadas, próximos a porta de elevadores, em frente às rampas, entre outros locais de risco, enquanto que o piso tátil do tipo direcional com relevos lineares, deverá direcionar os trajetos em locais de grandes áreas.

A instalação desses pisos necessitam de cuidados, já que em excesso podem atrapalhar o deficiente visual ao invés de ajudá-lo. A função do piso tátil é possibilitar que o indivíduo possa identificar por si só os perigos no caminho, além de se locomover e chegar em seu destino com autonomia.

Até pouco tempo atrás, ir às compras ou ao banco eram tarefas quase que impossíveis aos portadores de deficiência visual, mas hoje, essas tarefas podem ser realizadas com segurança até mesmo em áreas urbanas mais agitadas. O piso tátil não deve ser instalado apenas em ambientes externos, mas também deve estar presente nos estabelecimentos, como em lojas, farmácias, agências bancárias, shopping e supermercados, e dessa forma garantir e preservar a liberdade do deficiente visual para se locomover em qualquer lugar.

O piso tátil direcional deve ser formado por linhas verticais e paralelas entre si, e instalado com muita atenção para o destino final que o piso levará, jamais deve ser terminado em lugares sem saída para evitar o risco de um acidente, a segurança e o bem-estar é a principal finalidade.

No entanto como já sabemos, o piso tátil também pode ser instalado para as situações de alertas, sendo ele, formado por várias bolinhas cuja finalidade é a de avisar que o local apresenta um determinado risco, por exemplo, a presença de obstáculos, como poste, portas e paredes, elevadores, entradas de estabelecimentos e desníveis.Essa modalidade de piso é extremamente importante para reduzir o número de acidentes.

Estabelecimentos e locais públicos bem projetados, sustentáveis e acessíveis são símbolos de áreas civilizadas, que proporcionam para todos mais qualidade de vida e, por consequência, as pessoas podem viver melhor e mais satisfeitas. Diante disso, o piso tátil bem como outras medidas de inclusão precisam sempre entrarem em pauta.