Quais são os tipos de pisos táteis disponíveis no mercado?

Você conhece os tipos de pisos táteis existentes no mercado ?

Não é segredo para ninguém que o piso tátil é uma ótima solução para garantir a segurança e a facilidade de acesso. Feito em alto relevo, antiderrapante e resistente, é um aliado para quem possui dificuldade de locomoção, principalmente pessoas com deficiência visual.
Hoje em dia, encontramos no mercado principalmente dois tipos principais de piso tátil e diversos modelos , pois é, diferente do que muitos imaginam não existe apenas um tipo, conhecê-los e saber as suas diferentes utilidades na sociedade é fundamental para a melhoria de acessibilidade.
Os materiais de escolha para a fabricação desse importante piso, pode ser desde o concreto ou o PVC até o porcelanato, sempre com uma coloração diferenciada daqueles utilizados sem o mesmo fim, ou seja os pisos adjacentes. A importância das cores se dá principalmente para sinalizar a quem não possui a deficiência visual que aquele espaço está destinado para quem precisa de condições especiais. Além disso, o piso tátil também é comercializado em tamanhos distintos, podendo ser comprado conforme as necessidades.
Classificado em dois tipos principais, o piso tátil pode ser direcional ou de alerta. O primeiro normalmente é feito de concreto,mas também pode ser encontrado com outros materiais, e tem a função, fazendo jus ao nome, de oferecer um melhor direcionamento. Podemos encontrá-lo nas calçadas feitas para pessoas com reduzido ou ausente grau de visão. A medida mais encontrada desse material é a de 25 x 25 cm.
Já o piso tátil de alerta é empregado tanto para alertar situações de riscos e assim como o direcional, também pode ser utilizado para identificar as mudanças nas rotas. Essa modalidade encontramos em rampas de acesso ou próximos aos elevadores. Um outro nome dado ao piso tátil de alerta é o piso de bolinhas.

Mas para cumprir com eficiência as suas funções de orientar e alertar, os pisos podem ser encontrados feitos por diversos materiais, confira os principais:

  • Piso tátil Garra: O principal diferencial desse modelo é que ele possui garras de fixação e por isso é ideal para locais com carpetes e impossibilitados de utilizar o piso tátil tradicional.
  • Piso tátil Ladrilho: Ou também chamado de piso tátil de concreto, se notarmos os veremos em praças, pontos de ônibus e outros ambientes externos. Bastante resistente aos diversos fenômenos da natureza.
  • Piso tátil de PVC: é o modelo mais comum, visto a sua instalação mais simplificada e alta resistência. Além do mais, o PVC é um material que garante isolamento do som, calor e da eletricidade.
  • Piso tátil PVC argamassado: A acomodação do piso é feito com argamassa, por ser um tipo bem versátil pode ser instalado tanto em áreas externas como nas internas, calçadas, aeroportos e em tantos outros.
  • Piso tátil Inox: O tipo de Inox é o que apresenta a maior adesividade e resistência, por isso são encontrados em locais de grande fluxo de pessoas, como nas estações de trem e metrô.
  • Piso tátil parafuso: Como já podemos prever, o piso tátil parafuso tem a sua fixação por meio de parafusos. A sua venda só é feita por meio de peças individuais e não por placas, sendo que a sua instalação bastante facilitada.
  • Piso tátil Pino: Para fixá-los, basta fixar os pinos do piso no chão perfurado, com um auxílio de cola nas perfurações. Também é vendido por peças individuais e é perfeito para superfícies arenosas.

Garantir o acesso de todos é fundamental e o piso tátil tem a importante função de assegurar a mobilidade das pessoas portadoras de condições especiais com segurança. Em nosso país, desde 2004, a norma técnica NBR 9050, resolução da Associação Brasileira de Normas Técnicas, já estabeleceu as regras para o uso do piso tátil. Conhecer e investir nos pisos táteis é um ato de cidadania, é garantir o direito de ir e vir de todos!